Festival Bang!

PROGRAMA BANG

Sexta-feira: 6 de outubro

Em permanência: Exposições, Feira, Livraria, Mostra, Jogos de tabuleiro

Capela do Convento Corpus Christi

Sessão oficial de abertura do Festival Bang, seguida de uma visita aos vários espaços do evento.

Blackbox do Armazém 22

Sábado: 7 de outubro

Em permanência: Exposições, Feira, Livraria, Mostra, Jogos de tabuleiro

Sábado (7 de outubro) – Sala Sete Reinos (Blackbox do Armazém 22)

Qual é a nova geração de autores de romance de fantasia em Portugal e o que os move. Que novos universos se desenham e como eles nasceram.

Convidados: Pedro Cipriano, Susana Sousa e Erdan Nightwalker

Moderador: Tito Couto

O gaming nas redes sociais e em especial no Tik Tok. Uma conversa com um dos mais importantes tik toker’s portugueses sobre um universo a descobrir.
Convidado: Marvin

Rio de Janeiro – Uma cidade onde a vida é uma luta!

Rúben e Nina nasceram numa das maiores favelas do Rio de Janeiro, tendo ficado entregues a si próprios no dia em que a mãe é assassinada por Jonas, um polícia corrupto de quem ela era informadora e amante. Acolhidos por Bakar, um rapaz que vive de expedientes, acabam por se juntar ao seu gangue.

Entre pobreza e violência, a única saída parecem ser as falcatruas que se veem forçados a fazer todos os dias para sobreviver. Mas há uma outra alternativa: serem adoptados por uma família rica…

Convidados: Louise Garcia e Corentin Rouge

Moderador: Pedro Miguel Silva

É um dos mais talentosos autores de banda desenhada da sua geração e conquistou o mundo. Rick Remender e Brian Michael Bendis já se renderam ao talento de André Lima Araújo e vem contar tudo sobre estas colaborações e o que podemos esperar dele no futuro.

Convidado: André Lima Araújo

Moderador: Tito Cou

O grande público parece ter acordado para o universo da banda desenhada. Há cada vez mais editoras, mais edições nacionais e traduções. Em paralelo os autores portugueses conquistam espaço nas grandes editoras internacionais. estamos a viver um momento especial na leitura e criação de banda desenhada em Portugal?

Convidados: Jorge Coelho e Ricardo Venâncio

Moderador: César Nóbrega


Convidados: Jorge Coelho e Ricardo Venâncio

(sessão online)

Um encontro de pesos pesados do universo fantástico que vão conversar pela primeira vez. A admiração mútua foi o motor deste encontro único. Dois colossos à conversa sobre o que admiram nas obras um do outro. Um encontro único e irrepetível que só poderá ser acompanhado no Armazém 22 e na Capela do Convento Corpus Christi.

Convidados: George R R Martin e Bernard Cornwell

Moderador: Luís Corte-Real

Têm já uma carreira estabelecida na literatura fantástica e vêm conversar sobre esse percurso. Quais os desafios deste género literário e como ele tem vindo a ganhar fãs ao longo dos anos.

Convidados: Filipe Faria e Mafalda Santos

Moderador: Minês Castanheira

É um dos maiores fenómenos da televisão portuguesa dos últimos anos, de tal maneira que saltou para o grande écran. Testículo, o colar de S. Cajó e Nossa Senhora do Coisinho são referências que ficarão na cultura portuguesa. Uma conversa com as mentes por trás do Pôr do sol, pôr do sol, pôr do sóóóól

Convidados: Manuel Pureza

Moderador: César Nóbrega

Sábado (7 de outubro) – Sala São Cajó (Capela do Corpus Christi)

Os jogos de tabuleiro vieram para ficar e neste debate vamos ficar a conhecer as novas tendências deste tipo de jogos. Ao mesmo tempo que o Bang acontece, as grandes marcas de jogos apresentam novidades e tendências em Essen. Faremos uma ponte até ao maior salão mundial para ficar a saber tudo.

Convidados: Filipe Moura e David Marques

Moderador: Rui Gonçalves

Portugal está a deixar de lado Fátima, Fado e futebol e a abraçar outros F’s? O que está a mudar nos leitores e como se explica este interesse pela literatura de fantasia.Duas das autoras mais talentosas neste género conversam sobre um universo que parece estar a tomar de assalto as livrarias.

Convidadas: Sandra Carvalho e Andreia Ferreira

Moderador: Pedro Miguel Silva

(sessão online)

Um encontro de pesos pesados do universo fantástico que vão conversar pela primeira vez. A admiração mútua foi o motor deste encontro único. Dois colossos à conversa sobre o que admiram nas obras um do outro. Um encontro único e irrepetível que só poderá ser acompanhado no Armazém 22 e na Capela do Convento Corpus Christi.

Convidados: George R R Martin e Bernard Cornwell

Moderador: Luís Corte-Real

Karnnos é um projeto musical fundado em 1999 por A. Guerra e J. Aernus. Com uma formação mutável ao longo dos 24 anos de existência, Karnnos editou 5 cds, 1 ep e 1 demo. Karnnos explora a espiritualidade e poética dos povos Celtas numa perspetiva Simbolista – sonhos, devaneios, cenários surreais ou iniciáticos são a base sobre a qual é edificada a música.

Música essa que se situa no território do indefinível, combinando de forma livre elementos

folk, elétricos, eletrónicos e experimentais. Melancolia e negritude, luminosidade e mistério,

são os pontos cardeais de Karnnos. Depois de “Dream continent”, que em 2015 quebrou um jejum de 10 anos, o projeto editou “Remembrance” em 2019, uma obra ao negro sobre a memória e o esquecimento, uma viagem pela noite do homem, tendo um disco novo em

produção, “Concealed, in the silence”, inspirado nos mitos da Grande Mãe, nos seus rituais

iniciáticos e ramificações.

Para o concerto do festival Bang Karnnos apresentarão maioritariamente temas dos

últimos discos, com um alinhamento composto por J. Aernus (voz, sintetizador, acordeão,

loops), A. Guerra (guitarra eléctrica), J. Oliveira (baixo), N. Gomes (guitarra semi-acústica,

percussão) e Run Arbo (sanfona, saltério, flautas, percussão).

Sábado (7 de outubro) – Sala Valeros (Coro alto do Corpus Christi)

Dungeons & Dragons é o RPG de mesa mais popular do mundo. É um jogo cooperativo de storytelling onde tu e outros jogadores assumem o papel de diferentes personagens numa história. Conforme vais jogando, o teu personagem fará amigos e inimigos, lutará contra monstros, descobrirá itens e completará missões.

Mas embora o objetivo de muitos jogos seja marcar mais pontos ou vencer, o objetivo final do D&D é contar uma história. Existem dados e regras básicas envolvidas, e muitas vezes mapas e miniaturas ou fichas, mas as ferramentas que entram em jogo com mais frequência são a imaginação dos jogadores

Sábado (7 de outubro) – Sala Elminster (Coro baixo do Corpus Christi)

Call of Cthulhu é um RPG de ficção de terror baseado na história de mesmo nome de H. P. Lovecraft e nos Mitos de Cthulhu associados. O jogo, frequentemente abreviado como CoC, é publicado pela Chaosium; foi lançado pela primeira vez em 1981 e está na sua sétima edição. O seu sistema de jogo é baseado no Basic Role-Playing (BRP) do Chaosium com acréscimos para o género de terror.

Venha descobrir o RPG Dragonsbane. Uma bruxa, Jenny Waynest, e o senhor John Aversin, que vivem nas decadentes Terras do Norte, são abordados por um jovem nobre do sul, Gareth, que pede que matem um dragão na capital Bel, ao sul. A dupla concorda com a condição de o rei enviar tropas ao norte para afastar os bandidos. Ao chegar, é revelado que Gareth não é um mero nobre, mas sim o príncipe do reino que busca ajuda contra a vontade de seu pai. O dragão é revelado como Morkeleb, o Negro, um dragão antigo e poderoso, que agora habita as cavernas dos gnomos. Além disso, é revelado que a feiticeira Zyerne mantém o rei em seu poder, dominando-o com o objetivo de capturar o poder da Pedra no coração da Profundeza gnómica. John é persuadido a matar Morkeleb, com a ajuda de Jenny, mas ele próprio é ferido e Jenny é forçada a salvar a vida do dragão em troca da de John. Ao salvar a vida de Morkeleb, os fracos poderes de Jenny são muito aumentados, permitindo-lhe enfrentar Zyerne, mas também tentando-a a transformar-se num dragão e abandonar as preocupações da humanidade.

Savage Worlds é um jogo de RPG escrito por Shane Lacy Hensley e publicado pela Pinnacle Entertainment Group. O jogo enfatiza a velocidade do jogo e a preparação reduzida em detrimento do realismo ou dos detalhes. O jogo recebeu o Origin Gamers’ Choice Award de 2003 de melhor RPG

Sábado (7 de outubro) – Sala Hastur (Ante-coro do Corpus Christi)

Pathfinder é um jogo de interpretação de personagens (RPG) de fantasia, onde tu e um grupo de amigos contam a história de heróis corajosos e vilões ardilosos num mundo cheio de monstros terríveis e tesouros maravilhosos.

Mazes é um retorno ao clássico rastreador de masmorras, de espadas e feitiçaria com regras modernas premiadas, mas deliciosamente simples. O primeiro TTRPG a usar o sistema polimorfo, Mazes é fácil de aprender e ensinar e está pronto para jogar sem muita preparação.

Sábado (7 de outubro) – Sala Arena (Sala 2 Armazém 22)

Yugioh

Sessões de aprendizagem do jogo de cartas Yugioh. Os baralhos de jogo disponibilizados para uso pelos jogadores na aprendizagem do jogo. Cada novo jogador leva um booster pack para casa só por aparecer na atividade. Jogadores que já saibam jogar recebem 1 booster pack por cada amigo que trouxerem para aprender a jogar.
(Limitado ao stock existente)

Pokémon

Sessões de aprendizagem do jogo de cartas Pokemon. Os baralhos de jogo disponibilizados para uso pelos jogadores na aprendizagem do jogo. Cada novo jogador leva um booster pack para casa só por aparecer na atividade. Jogadores que já saibam jogar recebem 1 booster pack por cada amigo que trouxerem para aprender a jogar.
(Limitado ao stock existente)

Magic the Gathering

Sessões de aprendizagem do jogo de cartas Magic the gathering. Os baralhos de jogo disponibilizados para uso pelos jogadores na aprendizagem do jogo. Cada novo jogador leva um booster pack para casa só por aparecer na atividade. Jogadores que já saibam jogar recebem 1 booster pack por cada amigo que trouxerem para aprender a jogar.
(Limitado ao stock existente)

Sábado (7 de outubro) – Sala Mordor (Corpus Christi)

Venha conhecer e comprar os trabalhos de alguns dos artistas portugueses mais talentosos. Uma mostra de trabalhos de ilustração e banda desenhada.

Convidados: Ana Moreira, Pedro Silva, Luna Kirsche, Maria Vieira, Ana Varela, Suse, Rita barge, Officina Noctua, Daniel Correia, Eduardo Barbosa, Brithzy Carfts – Bruna Gordalina.

Sábado (7 de outubro) – Outras Actividades

Vem aprender a derrotar whitewalkers com as técnicas de esgrima medieval. Uma aula para iniciados e veteranos em lutas épicas.

Local: Convento Corpus Christi

Domingo: 8 de outubro

Em permanência: Exposições, Feira, Livraria, Mostra, Jogos de tabuleiro

Domingo (8 de outubro) – Sala Sete reinos (Blackbox Armazém 22)

Na segunda temporada de 30 MONEDAS, a maior parte dos habitantes de Pedraza enlouqueceu e está confinada num hospital psiquiátrico. Elena está em coma internada numa cama de hospital; Paco, destroçado pelos remorsos, tenta cuidar dela, mas não é fácil. À medida que o terror aumenta à volta deles, o grupo de heróis deve enfrentar um novo inimigo. Alguém tão perverso que o próprio demónio teme. Mas, e o padre Vergara? Será que morreu com o seu arqui-inimigo, o cardeal Santoro? Onde se escondem, as almas torturadas?

O elenco da nova temporada inclui Miguel Ángel Silvestre, Megan Montaner e Eduard Fernández, bem como Macarena Gómez, Pepón Nieto ou Cosimo Fusco a quem se juntam, Najwa Nimri e Paul Giamatti. A segunda temporada de 30 MONEDAS foi filmada em Espanha, Itália, EUA, França e Reino Unido.

30 MONEDAS é realizada por Álex de la Iglesia e escrita por Álex de la Iglesia e Jorge Guerricaechevarría. Os produtores executivos da HBO Max são Steve Matthews, Miguel Salvat e Antony Root. Álex de la Iglesia e Carolina Bang são os produtores executivos da Pokeepsie Films (Banijay Iberia). Os serviços de produção da segunda temporada de 30 MONEDAS são da Anciana Milenaria S.L., uma empresa da Pokeepsie Films.

Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva, jornalista e desenhador desta série de BD, uma espécie de almas gémeas no método, mas sobretudo no gosto pela cidade de Lisboa, pelas histórias da cidade, e na vontade de contá-las.

Foi isso que os juntou, em 2020, em plena pandemia.

Começaram com o Benfica- numa daquelas tramas que o Ferreira Fernandes andava a contar a toda a gente, surpreendendo mesmo quem achava que conhecia Lisboa. E foram por aí fora, com a Júlia Florista, o Carlos do Carmo, a Madame Brouillard, a Caparica, o Santo António.

Convidados: Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva

Moderador: César Nóbrega

Quando a guerra civil terminou em 1834 com a vitória de D. Miguel, o Pai da Nação instalou uma monarquia absolutista, exterminou os liberais e recuperou o Brasil para a coroa. Sucedeu-lhe D. Miguel II, o Unificador, responsável pela União Ibérica que anexou a coroa espanhola à portuguesa.

Entretanto, Lisboa, capital desse novo império que se espalhava pelos cinco continentes, cresceu para se tornar na primeira megacidade do mundo. E a Guerra do Ultimato, que esmagou os ingleses no final do século XIX, obrigou-os a pagar pesadas compensações e tornou a União Ibérica na maior potência industrial e militar da Europa.

Com D. Miguel III a acabar de subir ao trono, o futuro de Lisboa parece luminoso, mas uma metrópole tão grande esconde muitos segredos. E os mais perigosos têm a ver com a própria dinastia miguelista. Com dirigíveis nos céus, polícias corruptos nas ruas e um Sindicato do Crime a controlar o submundo, prepare-se para visitar uma Lisboa onde tudo pode acontecer.

Convidado: Luís Corte-Real

Moderador: Tito Couto

O poder pode ser uma maldição…

Como espia de elite, Aya dedicou-se a uma vida de disciplina e dever, utilizando as habilidades que lhe foram concedidas pelos deuses para impedir que a magia negra regressasse ao reino. O seu juramento garante que as suas ações protegerão sempre aqueles que lutam ao seu lado – incluindo Will, o Justiceiro da Rainha e o principal rival de Aya.

Forçados pelas circunstâncias a trabalhar juntos, Aya e Will debatem-se para alcançar uma trégua entre ambos. Mas quando a tragédia os atinge, Aya reage instintivamente, libertando um poder que não era visto há mais de 500 anos. Abalada, ela é confrontada com uma verdade impossível, que a obriga a trabalhar com Will para descobrir quem – ou o que – realmente é. Uma descoberta que a pode transformar na arma decisiva de uma guerra que não sabe como vencer.

Com Will ao seu lado e um poder por descobrir nas pontas dos dedos, Aya terá de decidir: foi enviada para salvar o reino… ou para o destruir?

Convidada: Kate Dramis

Moderador: Joana Costa

(sessão online)

A geografia é um fator-chave na limitação do que a Humanidade pode ou não fazer. A política tem importância, mas a geografia é ainda mais importante. As escolhas dos líderes são limitadas por montanhas, rios, mares e betão. A geografia não muda, ao contrário do que acontece com o mundo.

Tim Marshall é considerado uma autoridade em Relações Internacionais com mais de vinte e cinco anos de experiência jornalística. Foi editor de Diplomacia na Sky News, tendo trabalhado anteriormente na BBC.

Como jornalista, esteve presente em mais de quarenta países e cobriu os conflitos na Croácia, Bósnia, Macedónia, Kosovo, Afeganistão, Iraque, Líbano, Síria e Israel. Escreveu para o The Times, The Guardian, The Independent, Daily Telegraph e The Sunday Times, e o seu blogue Foreign Matters esteve na lista dos escolhidos para o Orwell Prize de 2010. É o fundador e editor de Assuntos Internos do sítio web TheWhatandtheWhy.com.

Convidado: Tim Marshall

Moderador: Luís Corte-Real

Desafiamos os fãs de cosplay a aparecerem no Bang mostrando do que a imaginação e engenho são capazes. Pois iremos selecionar os melhores e premiá-los no encerramento do nosso festival.

Este concurso contará ainda com um espectáculo de dança e K-POP da Culturdança.

Domingo (8 de outubro) – Sala São Cajó (Capela do Corpus Christi)

A princesa Victoria de Dnaltocs tem planos mais importantes do que casar e a chegada do seu novo pretendente não a deixa entusiasmada.

Aleksey de Aissur está determinado a criar uma aliança perpétua com Dnaltocs, mas vê a princesa repelir os seus avanços, porque é Ahearn de Eyks, que chegou ao reino com a simples intenção de renovar o contrato de trocas comerciais, que despertou a atenção dela.

Quando o rei sugere que seja Victoria a fazer uma viagem de Estado com os seus convidados, surgem novos desenvolvimentos que não podem ser ignorados: alguém está a tentar derrubar a monarquia. Entra nesta história mágica e acompanha a teia de traição e paixão urdida em torno da joia da coroa de Dnaltocs.

O primeiro livro da série Mundo Orbis, que vai arrebatar os melhores fãs de fantasia.

Os jogos de tabuleiro vieram para ficar e neste debate vamos ficar a conhecer as novas tendências deste tipo de jogos. Ao mesmo tempo que o Bang acontece, as grandes

marcas de jogos apresentam novidades e tendências em Essen. Faremos uma ponte até ao maior salão mundial para ficar a saber tudo.

Convidados: Ana Teresa Barreiros

Moderador: Minês Castanheira

O crescente interesse pela mangá em Portugal está a fazer despertar artistas portugueses nesta arte. Kachisou é o nome cimeiro da mangá portuguesa e vem conversar sobre essa arte, as suas regras e a possibilidade dos artistas portugueses se afirmarem neste género.

Convidada: Kachisou

Moderador: Pedro Miguel Silva

Uma conversa sobre as novas tendências no gaming e o que podemos esperar da evolução da inteligência artificial associada ao gaming.
Convidados: Paulo Gomes e Bruno Moutinho

Qual o papel das empresas e criadores de conteúdos portugueses na indústria do gaming? Há oportunidades e qual a margem de crescimento neste segmento.
Convidados: Muhammad Sattar e Rui Guedes
Pedro Miguel Silva

O Corvo é o super-herói, o alter-ego de Vicente. Tímido e inseguro, Vicente desconhece a existência do Corvo e procura a ajuda de uma bela psicóloga para resolver os seus traumas. Velhos inimigos querem destruir o nosso herói, mas a maior batalha é travada no seu interior e ameaça a sua própria existência! Será o Corvo capaz de manter a sua identidade? E qual é o papel de Vicente? Quem vai salvar o Corvo das implacáveis freiras do Convento e dos planos maquiavélicos do Chefes?

Convidado: Luís Louro

Moderador: Tito Couto

Domingo (8 de outubro) – Sala Valeros (Coro alto do Corpus Christi)

Dungeons & Dragons é o RPG de mesa mais popular do mundo. É um jogo cooperativo de storytelling onde tu e outros jogado

personagens numa história. Conforme vais jogando, o teu personagem fará amigos e inimigos, lutará contra monstros, descobrirá itens e completará missões.

Mas embora o objetivo de muitos jogos seja marcar mais pontos ou vencer, o objetivo final do D&D é contar uma história. Existem dados e regras básicas envolvidas, e muitas vezes mapas e miniaturas ou fichas, mas as ferramentas que entram em jogo com mais frequência são a imaginação dos jogadores.

Domingo (8 de outubro) – Sala Elminster (Coro baixo do Corpus Christi)

Dungeons & Dragons é o RPG de mesa mais popular do mundo. É um jogo cooperativo de storytelling onde tu e outros jogadores assumem o papel de diferentes personagens numa história. Conforme vais jogando, o teu personagem fará amigos e inimigos, lutará contra monstros, descobrirá itens e completará missões.

Mas embora o objetivo de muitos jogos seja marcar mais pontos ou vencer, o objetivo final do D&D é contar uma história. Existem dados e regras básicas envolvidas, e muitas vezes mapas e miniaturas ou fichas, mas as ferramentas que entram em jogo com mais frequência são a imaginação dos jogadores.

Domingo (8 de outubro) – Sala Hastur (Ante-coro do Corpus Christi)

Embarque numa nave rumo a um universo de ficção científica e fantasia. Prepara-se para as mais épicas batalhas contra os mais perigosos vilões interestelares. Um universo infinito de possibilidades só à espera da vossa imaginação numa galáxia mais ou menos distante.

Passado em meados da década de 1960, num mundo com templos misteriosos escondidos nas selvas, vales que o tempo esqueceu, cientistas malucos, estações espaciais, espiões com super-aparelhos e organizações vilãs a planear o controlo do mundo, os personagens de The Troubleshooters vivem vidas aventureiras por toda parte do mundo. Não importa se é uma caça ao tesouro perdido, ajudar alguém a recuperar a sua herança, impedir que espiões roubem segredos militares ou frustrando os planos malignos do Polvo para dominar o mundo, tu e os teus amigos simplesmente partem para aventuras.

Domingo (8 de outubro) – Sala Arena (Sala 2 Armazém 22)

Tens curiosidade em experimentar um jogo, aparece e joga. Teremos ofertas para os primeiros a querer entrar neste universo. Se já conheces os jogos, traz um amigo e também tens direito a uma oferta. (limitado ao stock existente)

Domingo (8 de outubro) – Sala Mordor (Corpus Christi)

Venha conhecer e comprar os trabalhos de alguns dos artistas portugueses mais talentosos. Uma mostra de trabalhos de ilustração e banda desenhada.

Convidados: Ana Moreira, Pedro Silva, Luna Kirsche, Maria Vieira, Ana Varela, Suse, Rita barge, Officina Noctua, Daniel Correia, Eduardo Barbosa, Brithzy Carfts – Bruna Gordalina.

Contamos contigo?

O evento começará dentro de:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Registration

To reserve your ticket please fill out the registration form