Convidados

O Festival Bang! na sua primeira edição irá já contar com uma lista de ilustres convidados que na sua maioria dispensam apresentações.

Anne Bishop

FestivalBang6_FB

ANNE BISHOP vive em Upstate, New York onde gosta de passar o tempo a jardinar, ouvir música e a criar mundos de grande imaginação.

É autora de vários romances, incluindo a premiada Saga das Jóias Negras, bem como o Mundo Efémera, Trilogia dos Pilares do Mundo e a mais recente Série “Os Outros”

 

José Hartvig de Freitas

 José Freitas Bio p2 354_Page_2.jpgJosé Hartvig de Freitas nasceu em 1964 na Dinamarca, de pai português e mãe dinamarquesa, mas fez a sua escolaridade no Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa.

Filho do pintor Lima de Freitas, que lhe incutiu o gosto pela BD, pela ficção-científica e pelo fantástico. Cresceu e aprendeu a ler com as séries franco-belgas clássicas, desde Astérix ao Túnicas Azuis, passando pelo Gaston Lagaffe e pelo Spirou, e tinha à mão de semear centenas de livros da colecção Argonauta, já que foi o seu pai que ilustrou capas desta série durante duas décadas.

É licenciado em História, com Pós-Graduação em Ciência Política e Mestrado em Antropologia. Foi professor assistente na Universidade Livre e na Universidade Nova de Lisboa.

Na área editorial chegou à Devir, empresa em que desenvolveu a sua maior atividade ligada à Banda Desenhada por via de outro hobby, os jogos de personagem, e nomeadamente o Dungeons & Dragons, de que foi o introdutor em Portugal.

Em 1990 criou a Imperium Jogos, que se dedicava à importação e comercialização de jogos deste tipo, e que iniciou uma relação comercial com a Devir no Brasil.

Em 1998 surgiu a oportunidade da Devir editar em Portugal as revistas da Marvel, por abandono da Abril/Controljornal, tendo José de Freitas assumido a direção das edições em meados de 2000.

Na Devir foi responsável por cerca de sete anos de edições de banda desenhada, e responsável pela edição de alguns dos maiores clássicos dos comics.

A partir de 2011 reiniciou uma atividade de free-lancer como editor, tendo sido convidado para vários projetos ligados à BD, incluindo a revista dos Gormiti. Em 2012 dirigiu a coleção Heróis Marvel, Séries 1 e 2, num total de 25 volumes, e em 2013 a coleção Heróis DC, Séries 1 e 2, num total de 30 volumes, para a Levoir e para o “Público”.

 

André Caetano

Design sem nome (3)

Nasceu em Coimbra, em 1983. Licenciado em Design de Comunicação, é hoje freelancer, desenvolvendo projetos na área da ilustração, desenho ao vivo e banda desenhada.

Tem colaborado com várias editoras, com a Imprensa da Universidade de Coimbra e com o Centro de Neurociência e Biologia Celular. Ilustrou bandas desenhadas de cariz científico publicadas no jornal Público e artigos para as revistas americanas Kayak & Fish e Canoe & Kayak.

 

Sofia Lobato

3

É uma ilustradora portuguesa com base em Lisboa. Ela tem como inspiração o trabalho de Albrecht Dürer, Mark Chagall e Salvador Dalí. Ela é uma sonhadora que gosta de cercar-se de árvores e animais. A sua técnica detalhada reflete muitas vezes as sublimidades da natureza e as relações recíprocas entre os organismos.

 

 

Carlos Correia

2Nascido em 1981, natural e residente em Coimbra, é designer de formação e profissão, mas teve sempre um lugar especial no coração para a BD e animação. Em 2016, decidiu começar a mostrar os seus trabalhos de forma mais séria ao mundo e acabou por ganhar o 1.º Prémio no Concurso Nacional de BD do Festival da Amadora, na sua categoria, assim como a oportunidade de trabalhar em dois livros no ano seguinte

 

 

Joana Raquel/ uma Joana

Design sem nome (1).png

 

“Uma” porque sempre viveu rodeada de outras (Joanas), e, por ainda não ter descoberto como ser “a” Joana em vez de (mais) uma, ficou-se mesmo por ali. Estudou Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto mas, actualmente, é a ilustrar que procura sentido para as coisas. Tem muito mais dúvidas do que certezas quanto ao seu corpo de trabalho, apesar de existir em quase todo ele um fascínio claro pela melancolia e saudade – e, talvez por isso, sempre que tenta ter piada falha miseravelmente.

 

Ricardo Cabral

Design sem nome (3).png

Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

É ilustrador freelancer desde 2005, trabalhando trabalhado com marcas tão variadas como a Samsung, Moleskine, Dark Horse Comics e Time Out-Lisboa, entre outras. É o autor dos livros de banda desenhada “Evereste”, “Israel Sketchbook”, “Newborn – 10 dias no Kosovo”, “Pontas Soltas – Cidades”, “Comic-Transfer” e “Pontas Soltas – Lisboa”. Ilustrou também os livros infantis “Portugal para Miúdos”, “Expressões com História”, “Uma Baleia no Quarto” e “Caras e Coroas – Reis e Rainhas de Portugal para Miúdos”.

 

André Coelho

Design sem nome (5).png

Ilustrador sediado no Porto, nascido em 1984, cujo trabalho está maioritariamente relacionado com a musica, tendo desenvolvido desde 2007 cartazes, capas de discos, merchandising, entre outros. No campo da banda desenhada tem publicado em diversas antologias e foi co-autor dos álbuns “É de noite que faço as perguntas”, “Sepulturas dos Pais” e “Terminal Tower” , tendo editado “Acédia” em 2016. Nos últimos anos tem exposto em Portugal, Reino Unido, Suécia, Espanha, Brasil e Itália. É membro da banda industrial Sinter, tendo já colaborado com Sektor 304, Mécanosphère e Wolfskin.

 

Daniela Viçoso

Design sem nome (6)

Nasceu em 1990, em Faro, licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e é mestre em Ilustração pela Kingston University de Londres. Ganhou o 1.º prémio do escalão A da Amadora BD em 2015 e é a autora da obra O Infante, o primeiro livro de Boys Love (histórias de amor entre rapazes) português. É bolseira do Centro Nacional de Cultura com o projeto «BL à portuguesa». Portfolio em http://danielavicoso.tumblr.com/

 

 

Filipe Alves

Design sem nome (7)Nascido a 5 de novembro de 1977, licenciado em Design de Equipamento, ganhou vários prémios de BD nacionais entre 1998 e 2001; entre 2000 e 2003 ilustrou várias BD em colaboração com a publicação académica Fazedores de Letras. Em 2004 começou a sua colaboração na By onde hoje é lead ilustrator/motion designer. Em 2015 foi convidado para participar na iniciativa Figuras Clássicas do Terror e em 2016 na antologia de BD Sobressaltos. Site: https://www.behance.net/falves

 

 

Sónia Oliveira

Design sem nome (1).png

É autora de bd e ilustradora e trabalha regularmente com editoras como a ASA, Edições:nelsondematos e Calendário de Letras.

Para além das curtas de bd de que é autora, tem também colaborado com escritores em diversos projectos editoriais, tendo recebido distinções em concursos de banda desenhada nacionais e internacionais. Colabora também com a Ardozia, uma plataforma de desenvolvimento de conteúdos digitais para crianças, com o intuito de criar jogos e aplicações.

A sua mais recente publicação foi o livro de bd “O Poema Morre” escrito por David Soares e publicado pela Kingpin Books.

 

Ricardo Venâncio

Design sem nome (1).png

É um ilustrador português, natural de Lisboa. Ricardo trabalha profissionalmente em imagem e ilustração desde 1999, com experiência em Storyboard de Animação, Storyboard para Publicidade, Ilustração Editorial, Banda Desenhada, e Design Conceptual, trabalhando desde essa altura para clientes como Expresso, Men’s Health, TBWA Portugal, Jornal de Notícias, Blasted Mechanism e The Criterion Collection.

Ricardo prepara-se para lançar o seu próximo projecto de Banda Desenhada, “Hanuram o Dourado”. Para saber mais, basta visitar www.hanuram.net.

 

Osvaldo Medina

Design sem nome (1).png

Nascido em Novembro de 73 em Luanda, chega a Portugal no Verão de 75. Começa a desenhar( e nunca mais pára). Em 1997 entra na  Animanostra e começa a trabalhar em animação. Trabalha em ilustração, storyboard e animação para várias editoras e produtoras.Em 2009 lança a sua primeira BD, ” Formula da Felicidade”.Em 2016 começa a dar aulas na  Lusófona , de animação e ilustração.

 

 

 

Mosi

Design sem nome (3)

Nasci no meio da década de 90 e a lenda diz que aprendi a desenhar antes de

saber falar. Licenciei-me em Pintura, em 2017, um ano mais tarde a ter fundado a EriceiraBD e a ter começado a dar aulas de Desenho na ETIC. Tenho trabalhos de banda desenhada publicados desde 2014, ano em que ganhei o 1.º prémio do Concurso de Banda Desenhada do FIBDA. Antes disso, já contava com as minhas próprias zines de banda desenhada, trabalhos de freelance e colaborações em inúmeros projetos e iniciativas culturais.

 

Patrícia Furtado

Design sem nome (5).png

Nasceu em Lisboa em 1977 e cedo se assumiu como pequena nerdette com a mania que sabe tudo. Licenciou-se em Design de Comunicação nas Belas Artes e trabalhou durante um ano na Ideia I Lda. (o seu único emprego fixo). Mudou-se para Londres, onde desenhou sites para clientes como a PepsiCo e a Haagen-Dazs. De volta a Lisboa, passou pelo The Lisbon Studio, e dedicou-se à ilustração editorial e infantil. Publicou 2 livros de receitas, e ilustrou autores como Valter Hugo Mãe, Nuno Markl e Alice Vieira. Tem um webcomic sobre a vida aos 40 e projectos demais para o tempo disponível.